Hiperlipidemia
A hiperlipidemia consiste em valores anormalmente elevados de gorduras (colesterol, triglicéridos ou ambos) no sangue. Os valores das lipoproteínas, particularmente o colesterol LDL, aumentam com a idade. Os valores são normalmente mais altos nos homens do que nas mulheres, mas nestas começam a subir depois da menopausa. Os outros factores que contribuem para elevar os valores de certos lípidos (como o VLDL e LDL) compreendem os antecedentes familiares de hiperlipidemia, a obesidade, uma dieta com alto conteúdo de gorduras, a falta de exercício, um consumo moderado a elevado de álcool, fumar cigarros, a diabetes mal controlada e uma glândula tiróide hipoactiva.A maior parte das subidas nas concentrações de triglicéridos e colesterol são temporárias e não são graves, devendo-se principalmente à ingestão de gorduras (por exemplo, carne, queijo, creme, ovos e mariscos), ou quando o corpo produz muito colesterol e gordura, ou ambos.
O corpo tem três classes de lipoproteínas: lipoproteína de baixa densidade (ou LDL); lipoproteína de alta densidade (ou HDL); triglicerídeos. Um excesso de LDL, ou colesterol “RUIM”, pode se acumular nas artérias (os vasos sanguíneos que transportam o sangue através de todo o corpo) e, com o tempo, podem causar uma enfermidade cardíaca ou um derrame cerebral. Se ao contrário o corpo tem um excesso de HDL, o colesterol “BOM”, este protege o coração porque ajuda a eliminar o LDL acumulado nas artérias. Um nível baixo de HDL e triglicerídeos elevados pode também aumentar o acúmulo de gordura nas artérias e causar enfermidades cardíacas, especialmente nas pessoas obesas ou diabéticas.
Cada pessoa elimina as gorduras do sangue a um ritmo diferente. Uma pessoa pode comer grandes quantidades de gorduras animais e nunca ter o valor do colesterol total acima dos 200 mg/dl, enquanto outra pode seguir uma dieta com poucas gorduras e nunca ter o valor do colesterol total abaixo de 260 mg/dl. Esta diferença parece ser em parte determinada geneticamente e, na sua maior parte, relacionada com as diferentes velocidades a que as lipoproteínas entram e são eliminadas do sangue. Também pode ocorrer por uma doença hormonal, como diabetes melito, o hipotireoidismo e a Síndrome de Cushing; ou pode ser devido a certos medicamentos, por exemplo, as pílulas anti-conceptivas, a reposição hormonal da menopausa, e alguns diuréticos ou beta-bloqueadores que se utilizam para tratar doenças cardíacas.
Sintomas e diagnóstico.
Em geral, os valores elevados das gorduras não provocam sintomas. Por vezes, quando os valores são particularmente altos, os depósitos de gorduras formam aglomerações nos tendões e na pele chamados xantomas. As concentrações muito altas de triglicéridos (800 mg/dl e mais) podem causar um aumento do tamanho do fígado e do baço e sintomas de pancreatite, como uma forte dor abdominal. A qualquer momento pode-se extrair uma amostra de sangue para medir a concentração do colesterol total. Contudo, as amostras de sangue para medir os valores do colesterol HDL, do colesterol LDL e dos triglicéridos são mais confiáveis quando se extraem pelo menos depois de 12 horas de jejum.Tratamento
Uma alimentação com baixo conteúdo de colesterol e de gorduras saturadas reduz os valores de LDL. O exercício pode ajudar a diminuir as concentrações no sangue de colesterol LDL e aumentar as de colesterol HDL. Beber uma pequena quantidade de álcool todos os dias pode elevar o nível do colesterol HDL e diminuir o nível de LDL, embora beber mais de dois copos possa causar o efeito oposto. Geralmente, o melhor tratamento para as pessoas que têm valores elevados de colesterol ou de triglicéridos é perder peso se tiverem peso a mais, deixar de fumar, reduzir a quantidade total de gorduras e colesterol na sua dieta, fazer mais exercício e, caso seja necessário, tomar um medicamento que reduza os lípidos. Contudo, quando os valores sanguíneos de gordura são muito altos ou não respondem aos tratamentos habituais, deve-se identificar a perturbação específica por meio de exames de sangue especiais para poder estabelecer um tratamento específico.Recomendações para controle do colesterol
Parar de fumar, controlar bem a pressão arterial e outras doenças como o diabetes, ajudam na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. A atividade física é fundamental porque além de diminuir os riscos cardíacos, ajuda a baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Alimentos que são benéficos para uma vida mais saudável:Consumir à vontade:
- Verduras
- Legumes
- Frutas frescas
- Aves sem pele
- Peixes
- Leite desnatado
- Queijo branco
- Óleos de oliva, canola e girassol
Alimentos que devem ser evitados:
- Carne de porco
- Lingüiça
- Bacon
- Embutidos em geral
- Leite integral
- Queijos amarelos e cremosos
- Ovos
- Manteiga
- Coco
- Chocolate
- Doces
- Frituras
- Refrigerantes
- Pão doce
- Molho branco
- Amendoim
Na hora de escolher os alimentos preste atenção em alguns detalhes. Observe o rótulo e veja as informações sobre a quantidade de gordura saturada e colesterol (ovos, gordura animal ou vegetal, queijos, miúdos e manteiga). Se ao ler a embalagem você perceber que existe uma variedade de ingredientes muito gordurosos, o produto deverá ser evitado.
Dicas de alimentação:
- Na hora de fazer o prato, comece pelas saladas e use molhos à base de óleo vegetal(azeite de oliva, canola ou algodão) e vinagre, ou limão.- Se for comer pães, prefira os simples. Evite croissants, pães doces e roscas com frutas.Troque a manteiga por margarina tipo “light”.
- Cereais e leguminosas são excelentes para a saúde. Milho, trigo, aveia, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilhas secas, feijões são recomendados.
- O frango deve ser sem pele e sempre cozido ou grelhado.
- As carnes devem estar sem gordura. Peça que a camada de gordura aparente seja retirada no açougue ou no supermercado.
- Se comer hambúrguer, troque o acompanhamento de batata frita por salada de alface e tomate. Dispense os molhos à base de maionese e queijo.Procure grelhar seu hambúrguer no forno ao invés de fritá-lo.
- Escolha peixes sempre cozidos ou ensopados
Recomendações para controle dos triglicerídeos
Veja como controlar os níveis de triglicerídeos para obter uma vida mais saudável,à partir do controle da ingestão de carboidratos:
Evitar o consumo dos seguintes alimentos:
- Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas não diet
- Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas
- Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates
- Massas como: lasanha, caneloni, ravioli
- Pizzas
- Farinhas (mandioca, milho, trigo, aveia)
- Refrigerantes
- Bebidas alcoólicas
Estes alimentos possuem uma alta concentração de carboidratos na sua composição.
Outros alimentos que você deve controlar na alimentação:
- Bolachas de água e sal,cream cracker,torradas e pão
- Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarrão, milho verde
- Feijão, ervilha, soja, lentilha, vagem.
Sua ingestão deve ser moderada, conforme orientação do seu médico ou nutricionista.
Alimentos permitidos:
- Leite desnatado, café, chá, suco de frutas
- Queijos magros
- Carnes magras
- Óleo vegetal em pouca quantidade
- Frutas
- Verduras e legumes
Recomendações:
- Utilizar adoçante no lugar do açúcar
- Praticar exercícios físicos regularmente
- Reduzir as gorduras saturadas(de origem animal) e o colesterol de sua dieta.
- Reduzir consideravelmente a ingestão de álcool, pois mesmo pequenas doses podem levar a grandes alterações nos níveis de triglicerídeos no sangue.
- Substituir gorduras saturadas e carboidratos por gorduras mono e polinsaturadas, como óleo de canola, oliva ou margarina.
- controlar sua ingestão de carboidratos como pão, massas e doces no dia-a-dia.