
O curso Passo a Passo no Pé Diabético foi criado com o objetivo de melhorar o cuidado do pé diabético e reduzir a taxa de amputação nos países em desenvolvimento.
Contexto: o pé diabético representa uma das complicações mais devastadoras do diabetes, pois acarreta em ulcerações, amputações, perda da qualidade de vida e morte. Em todo o mundo a cada 30 segundos 1 membro é amputado em decorrência do diabetes. Diversos estudos têm comprovado que através de medidas simples e de baixo custos, envolvendo o atendimento interdisciplinar é possível reduzir as taxas de amputação em 50 a 85%.
O que é o Programa Passo a Passo?: é uma iniciativa do IDF-International Diabetes Federation, de cunho social, sem fins lucrativos, criado com o objetivo de melhorar o cuidado do pé diabético e reduzir a taxa de amputação nos países em desenvolvimento.
Histórico do programa: projeto piloto na Índia e Tanzânia em 2003, através de treinamento de profissionais da saúde, medidas preventivas, educação e divulgação, alcançaram redução de 58% da taxa de amputações naquela região. Posteriormente o projeto já foi implantado em outras regiões como Bangladesh, Sri Lanka, e ilhas do Caribe. Nos anos de 2013 e 2014 está sendo implantado nos países da América do Sul e Central
Como será o curso em Santa Catarina? O curso básico aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto de 2013, onde participaram cerca de 40 profissionais da saúde (clínicos gerais, endocrinologistas e enfermeiros). No ano de 2014, a segunda etapa – Passo a Passo Curso Avançado, está agendada para o dia 26 de setembro, em Joinville, para os mesmo profissionais que atenderam ao curso básico.