
A obesidade é uma doença crônica, progressiva, e multifatorial, que acomete mais da metade da população brasileira. Em respeito aos preceitos do Centro Endoville, estamos divulgando um programa ético e com respaldo científico para melhorar a saúde, a autoestima, e a qualidade de vida dos nossos pacientes .
É comum que os pacientes se deparem com resultados frustrantes, motivado por “tratamentos milagrosos” e de “resultados rápidos”’, porém sem estudos de eficácia ou segurança, em meio às limitadas opções de tratamento devidamente regulamentadas. Um tratamento seguro, saudável, e sustentável, exige comprometimento, força de vontade, e motivação para adotar as modificações necessárias no estilo de vida.
A dieta proteinada cetogênica representa uma opção não medicamentosa para o tratamento da obesidade, mas vai muito além das dietas tradicionais. Trata-se de um programa multidisciplinar focado na perda de peso, com base em uma dieta rica em proteínas prescrita apenas por médicos habilitados que receberam treinamento específico, além da disponibilização de assessoria nutricional, suporte à atividade física e coaching emocional.
Criada há mais de uma década na Europa e presente em mais de 17 países, já atendeu mais de 450 mil pacientes. Ao todo 4 mil médicos estão aptos a prescrever o método, que é reconhecido por sociedades internacionais, como a American Society of Bariatric Physicians e a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism. No Brasil, este método chegou em meados de 2013. Em Joinville, o Centro Endoville foi o pioneiro na aplicação da dieta proteinada em 2017.
O programa é dividido em 3 etapas: emagrecimento, reeducação alimentar e manutenção. Na primeira etapa, 80% do sobrepeso é eliminado através de uma alimentação com produtos PronoKal , vegetais, e proteínas naturais. As refeições possuem proteínas de alto valor biológico, poucas calorias, praticamente isentas de gorduras, e sem carboidratos, levando a um estado de cetose. No estado de cetose o organismo utilize a reserva de gordura como fonte de energia, processo que leva à uma rápida perda de peso com redução do apetite e sensação de bem estar. Na etapa seguinte, os carboidratos, proteínas naturais e gorduras vão sendo progressivamente introduzidos no lugar dos substitutos de refeições PronoKal, estabelecendo-se hábitos corretos de alimentação, e eliminando os 20% restantes do sobrepeso. Por fim, a fase de manutenção inclui acompanhamento periódico com o objetivo de evitar o reganho de peso.
Uma das grandes vantagens da dieta proteinada é que ela permite uma perda de peso bastante significativa: cerca de 5kg nos primeiros 15 dias, 13kg em 6 semanas, e até 20kg em 4 meses. Essa perda de peso se dá às custas de massa gorda, minimizando a perda de massa magra, o que ajuda na manutenção do peso a longo prazo e evita o conhecido “efeito sanfona”.
Por fim, é fundamental destacar que a dieta proteinada cetogênica está aprovada cientificamente com seus resultados publicados em revistas médicas. No último dia 16 de janeiro a revista JAMA – periódico oficial da Associação Médica Americana, altamente respeitado e bastante conservador, publicou um artigo mostrando a eficácia na perda e maior facilidade na manutenção do peso, na redução da fome, e na melhora da resistência a insulina, sendo um método seguro, eficaz, e ético, para o tratamento da obesidade.
(Abbasi, J. JAMA January 16, 2018. Volume 319, Number 3).