
Colesterol alto: é necessário excluir gorduras da alimentação?
Muito se fala sobre consumo de gorduras e a sua relação com o colesterol no sangue, porém ainda existem alguns mitos que precisam ser esclarecidos.
É verdade que devemos dispensar o consumo das “gorduras trans” presentes em alimentos ultra processados como sorvetes, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de micro-ondas, bombons e margarinas hidrogenadas. E também evitar o excesso de gorduras saturadas, que estão presentes em frituras, leite integral, manteiga, nata, creme de leite, gordura aparente das carnes e pele do frango.
Porém, vale destacar que existem gorduras que são BENÉFICAS à saúde e que auxiliam inclusive na manutenção dos níveis de colesterol no sangue pois reduzem o colesterol total e o LDL (“colesterol ruim”).
Essas gorduras são as gorduras mono e poliinsaturadas encontradas em alimentos como o abacate, azeite de oliva, castanhas e nozes, óleo de girassol e alguns peixes.
Logo, não é necessário excluir totalmente as gorduras da sua alimentação para controlar seus níveis de colesterol. O tratamento nutricional da hipercolesterolemia abrange várias estratégias, mas estar atento as quantidades de gorduras trans e saturadas consumidas e incluir fontes de gorduras mono e poliinsaturadas no seu dia a dia é um bom começo. Por Nutricionista Lais Busarello.