
Dia 20 de outubro é o Dia Mundial de combate à Osteoporose – a data foi criada pela International Osteoporosis Foundation (IOF).
A Osteoporose é uma diminuição progressiva da massa óssea que faz com que os ossos fiquem frágeis e propensos às fraturas. As fraturas e as deformidades na coluna são as conseqüências principais da osteoporose. A redução dos hormônios sexuais na menopausa, a falta de consumo de leite e derivados, o baixo peso, o uso do cigarro, e remédios à base de corticóides e anticonvulsivantes, podem provocar a osteoporose. O trabalho de prevenção consiste na prática de atividade física e uma alimentação rica em cálcio. Vale ressaltar o cálcio é o elemento fundamental para a saúde dos ossos de qualquer pessoa, independente da sua faixa etária. O tratamento na maioria das vezes tem por objetivo repor as necessidades de cálcio e vitamina D, além de medicamentos específicos que promovem a recuperação da massa óssea e a redução do risco de fraturas. Atualmente, cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo têm osteoporose. A redução da massa óssea pode afetar mulheres e homens a partir dos 55 anos, e a incidência aumenta com o envelhecimento.
SOBRE A OSTEOPOROSE
Qual é a importância de se prevenir a osteoporose e diminuir o risco de fraturas?
Aproximadamente 40% das mulheres com mais de 50 anos sofrerão uma fratura relacionada à osteoporose durante sua vida. Uma em cada cinco mulheres com osteoporose pós menopausa que já tiveram uma fratura vertebral irão apresentar uma nova fratura no período de um ano. Seis meses após uma fratura de quadril, só uma em cada sete pacientes será capaz de andar sem nenhuma assistência, e apenas uma será capaz de subir escadas. O risco de uma mulher morrer por complicações decorrentes de uma fratura de quadril é o mesmo de morrer de câncer de mama.
Quem tem mais riscos de contrair a osteoporose?
Sexo feminino, deficiência estrogênica (menopausa), raça branca, fumantes, baixo peso e baixo índice de massa corporal, história familiar de osteoporose, e história de fratura prévia.
Dicas para prevenção da osteoporose
– Aumente o consumo de leite e derivados, outras fontes potenciais de cálcio são os vegetais de cor verde escuro, os peixes e os alimentos oleaginosos, ( castanhas e nozes… )
– Pratique atividade física regularmente ( pelo menos três vezes por semana )
– Exponha-se ao sol no início da manhã ou no final do dia
– Evite cigarros e café em excesso
– Consulte o médico regularmente e faça o exame de densitometria óssea quando ele recomendar
– Consulte seu médico sobre a necessidade eventual de utilizar suplementos de cálcio e de vitamina D
Como reduzir o risco de fratura por queda
– Opte por calçados confortáveis e antiderrapantes e faça uso de bengalas ou muletas quando necessário
– Verifique a possibilidade de instalar corrimão em escadas, banheiros e box ou banheira
– Utilize tapetes antiderrapantes em toda a casa, escadas e principalmente em áreas que podem ficar molhadas e escorregadias.