Quais são os tratamentos medicamentosos eficazes para a osteoporose?
Além da alimentação rica em cálcio e da atividade física regular, o tratamento da osteoporose é realizado com a suplementação de cálcio + vitamina D + medicamentos que diminuem a reabsorção (perda) ou aumentem a formação da massa óssea. Dentre os medicamentos mais eficazes que atuam na diminuição da reabsorção óssea estão os bisfosfonatos orais (etidronato, alendronato, risedronato) e as formas injetáveis (ácido zoledrônico e pamidronato). Estudos clínicos com os bisfosfonatos mostram que são medicações efetivas em aumentar a massa óssea de vértebra e quadril (dose-dependente), reduzem o risco de fratura vertebral em 30-50%, e reduzem risco subseqüente de fraturas não vertebrais em mulheres com osteoporose e adultos com osteoporose induzida por glicocorticóide.

Os bisfosfonatos podem ser administrados via oral diariamente, semanalmente, mensalmente, e, atualmente  1 vez ao ano via endovenosa com a vantagem de não apresentar  as complicações como gastrite, esofagite, e outras manifestações gastrointestinais, permitir maior adesão ao tratamento e fornecer a segurança da absorção do medicamento. Por todos estes motivos a Endoville acredita nesta modalidade de tratamento como uma das mais eficazes e seguras no tratamento da osteoporose.

Outro fármaco recentemente lançado no Brasil, com objetivo de ser tratamento anti-reabsortivo para osteoporose é o denosumabe (prolia),um anticorpo monoclonal que atua inibindo uma importante de via que leva ao “desgaste”, enfraquecimento ósseo. Sua vantagem também se encontra no fato de ser uma droga de aplicação semestral através de injeção subcutânea, segura e eficaz. A Endoville também disponibiliza esta medicação para o tratamento da osteoporose.

Ainda dentro da linha de medicamentos anti-reabsortivos, o raloxifeno apresenta-se como uma opção para o tratamento da osteoposore pós menopausa, oferecendo a vantagem de ser uma droga com efeito protetor sobre a mama (reduz incidência do câncer de mama). Dispomos também no arsenal terapêutico o Ranelato de estrôncio, uma medicação com ação mista, que age tanto no aumento da formação óssea quanto na diminuição da reabsorção, sendo portanto um fármaco eficaz na redução das fraturas vertebrais e de quadril.

E como opção de medicação anabólica, ou seja, aquela capaz de aumentar a formação de osso temos a teriparatide (hormônio paratireoideo recombinante) que quando utilizado através de injeções subcutâneas 1 vez ao dia leva ao um aumento da massa óssea e redução do número de fraturas.

Como você pode perceber existem diferentes tipos de medicações disponíveis para tratar a osteoporose. Seu médico irá definir qual a melhor para o seu tratamento, baseado na gravidade da osteoporose, presença de fraturas, tempo de menopausa, presença de efeitos colaterais ou contraindicações a determinados remédios.