
No verão e em dias com temperaturas mais elevadas é normal ficarmos mais expostos ao sol. Fique atento, pois o mesmo sol que nos fornece vitamina D, que tem benefícios relacionados a saúde dos ossos, absorção ideal de cálcio, prevenção de desmineralização óssea e algumas doenças autoimunes, também nos traz a necessidade de fotoproteção.
Nesse sentido, o uso de protetor solar diário é indispensável, porém nossa alimentação também pode ajudar a proteger a pele contra ressecamento, envelhecimento precoce, rugas, vermelhidão, câncer de pele e demais danos causado por radicais livres formados pela radiação solar.
Quando o assunto é estética e saúde da pele, os antioxidantes se destacam por protegerem a estrutura celular dos danos causados pelos radicais livres, e também por auxiliarem na restauração da pele, cicatrização e aumento da imunidade. Por isso, inclua em sua alimentação:
Vitamina E: ovos, amêndoas, nozes, castanha do Para, azeite de oliva, abacate
Vitamina C: frutas cítricas
Vitamina A: abóbora, cenoura, mamão, ovos
Vitamina B6: ovo, leite, carnes vermelhas, gérmen de trigo
Na classe dos minerais, não podemos deixar de citar o Zinco, que é importante para a manutenção da saúde da nossa pele e controle de secreção sebácea, fator interessante para pele oleosa com presença de cravos e espinhas. Fontes: ostras, nozes, amêndoas, carne bovina, semente de abóbora, aveia.
Todos esses nutrientes também ajudarão na hidratação da sua pele. Para melhorar ainda mais não esqueça de consumir água em quantidades ideais e manter sua alimentação com fontes diárias de gorduras boas (peixes, abacate, azeite, castanhas).
Texto: Nutricionista Fernanda Tonelli