
Em 2016 a OMS definiu o diabetes como tema central
A data foi criada em 1948 pela Assembleia da OMS – Organização Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional, neste ano centrado no diabetes.
Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Para 2016, ficou definido que Diabetes será o tema central. Entre outros objetivos, no âmbito desta campanha será lançado o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá descrever o peso e as consequências do diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva da doença.
A epidemia do diabetes está aumentando rapidamente em muitos países;
uma grande percentual dos casos podem ser prevenidos; o diabetes tem tratamento e pode ser controlado; o controle da doença previne complicações. Estas são algumas das mensagens centrais da campanha.
É também enfatizado que muitos setores da sociedade têm um papel importante , como é o caso dos governos, empregadores, educadores, setor privado, imprensa, mas também cada pessoa individualmente.
Em Joinville o Centro de Endocrinologia de Joinville – ENDOVILLE, e o Laboratório Ghanem, em parceria com o Instituto de Diabetes de Joinville – IDJ, tem contribuído com ações para a prevenção e controle da doença.
NOVOS NÚMEROS DO DIABETES NO BRASIL PUBLICADOS PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE DIABETES – IDF
IMPACTO DO DIABETES PARA A POPULAÇÃO NO BRASIL
- 6º causa de internação hospitalar
- 30% dos pacientes que internam em unidades coronarianas
- Principal causa (70%) de amputações de Membros Inferiores
- Principal causa de cegueira adquirida
- 26% dos pacientes em programas de diálise
- Redução de cerca de 10 anos de vida
PREVALÊNCIA DO DIABETES EM JOINVILLE (CÁLCULO TUTORIAL):
- 28.000 da população de Joinville com diabetes
- 14.000 da população com diabetes diagnosticado
- 7.000 da população com diabetes em tratamento com medicação