
Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
Sintomas do hipotireoidismo: Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, queda de cabelo, aumento dos níveis de colesterol no sangue , depressão , inchaço, e ganho de peso.
No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.
A maioria das doenças de tireoide pode ser diagnosticada através de exames laboratoriais e da palpação de tireoide. Uma vez identificada a alteração, existem diversos meios de tratamentos eficazes para cada tipo de distúrbio. Consulte um endocrinologista!
Uma campanha em parceria com Ghanem Laboratório Clínico.