
08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Uma data dedicada à conscientização do público, imprensa e profissionais da saúde sobre os distúrbios do colesterol e suas consequências.
O colesterol é um tipo de gordura encontrado naturalmente em nosso corpo. Ele é fundamental para o funcionamento normal do organismo, sendo o componente estrutural das membranas celulares, de alguns hormônios, vitamina D e produção dos sais biliares.
Entretanto, quando em excesso (dislipidemia), o colesterol pode se depositar na parede das artérias (que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos), determinando um processo conhecido com aterosclerose. A aterosclerose, por sua vez, pode culminar com o entupimento destas artérias levando ao infarto do miocárdio ou AVC (derrame). As doenças cardiovasculares provocadas pelo excesso de colesterol são as maiores causas de morte no Brasil e no mundo.
Para a prevenção de tais complicações é importante uma alimentação saudável com menor quantidade de saturadas (gorduras de origem animal), e exclusão de gorduras trans (presentes em produtos industrializados), praticar atividade física regular e evitar ou controlar outros fatores de risco como o tabagismo, pressão alta, e diabetes.
O diagnóstico é feito com a dosagem do colesterol total e suas frações que já pode ser feito a partir dos 10 anos de idade, e o tratamento medicamentoso é eficaz em reduzir a mortalidade e deve ser feito um controle por toda a vida.